sábado, 18 de junho de 2011

Espanha: Igreja assiste 3,6 milhões de pessoas

Mais de 5 milhões de Eucaristias celebradas, 314.719 batismos, 249.255 primeiras comunhões, 91.281 casamentos e mais de 43 milhões de horas de dedicação aos outros por parte dos sacerdotes (18.825), religiosos (54.890) e agentes de pastoral (mais de 70.000): estes são os números da Igreja na Espanha em 2009.

Esta realidade está descrita na Memória de Atividades correspondente ao exercício 2009, da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), apresentada ontem em coletiva de imprensa, em Madri.

Entre outros dados, indica que 1.399.218 alunos estão matriculados em algum dos 5.347 centros de titularidade católica. A Igreja também incrementou sua atividade caritativa e assistencial no contexto da crise econômica, chegando a assistir 3,6 milhões de pessoas nos 4.862 centros assistenciais da Igreja na Espanha.

“Não se pode dar por descontado que esta intensa atividade caritativa e assistencial das instituições da Igreja é consequência direta da atividade litúrgica e pastoral”, indica a Memória.

Com relação à atividade evangelizadora no exterior, 17 mil missionários espanhóis anunciam o Evangelho pelo mundo inteiro e entregam sua vida, de forma generosa, aos que mais o necessitam. A maior porcentagem deles (73%) se encontra na América Latina.

Educação

Os centros educativos católicos, destaca a Memória, além de transmitir aos jovens os valores que se derivam do Evangelho, economizaram 4.399 milhões de euros às administrações públicas em 2009.

Além disso, na Espanha há atualmente 1.238 seminaristas e mais de 13 mil alunos estão se formando em universidades e faculdades eclesiásticas, bem como em outros centros superiores de estudo.

Impacto da Semana Santa

A Memória aborda finalmente a atividade cultural. Explica que, na atualidade, há mais de 500 municípios na Espanha nos quais o único bem de interesse cultural é a igreja.

Estes bens são uma clara colaboração para o desenvolvimento econômico da região, pelo seu grande valor cultural e a atração turística que podem gerar, explica o estudo.

Neste sentido, foram levadas a cabo pesquisas para quantificar o impacto da Semana Santa em Córdoba e Sevilha. Seus dados indicam que em Córdoba se calcula em mais de 42 milhões de euros a atividade que se gera em torno da Semana Santa e em mais de 240 milhões de euros em Sevilha.

Realizando uma estimativa do que suporia um agregado em nível nacional – celebrações de interesse turístico nacional e internacional –, a cifra se situaria ao redor de 830 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário