quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ansiedade diante do futuro: desafio da pastoral da saúde

ROMA, quarta-feira, 22 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - "Muitas pessoas estão ansiosas e assustadas pelo futuro, que é incerto e instável", reconhece o presidente do Conselho para os Agentes da saúde, Dom Zygmunt Zimowski, numa mensagem enviada por ocasião do encontro "A capelania no futuro: dar e receber", organizado em Londres pela rede europeia de capelanias da saúde, uma organização de caráter interconfessional que reúne 46 capelanias que operam em 29 países.

"Para os que estão envolvidos na pastoral da saúde - lê-se na mensagem transmitida pela Rádio Vaticano -, este é o desafio de continuar no ministério de assistir as necessidades espirituais dos que sofrem numa sociedade cada vez mais secularizada, plural, relativista, hostil e agressiva diante da fé e dos valores religiosos."

O prelado quis recordar as palavras pronunciadas por Bento XVI na Basílica de São Paulo Fora dos Muros de Roma por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo.

"A Igreja é jovem e aberta ao futuro - disse o então Papa -, a Igreja é uma imensa força de renovação no mundo, não por sua própria força, mas pelo poder do Evangelho, no qual está presente o Espírito de Deus, criador e Redentor do mundo."

Nesta ocasião, o Papa enumerou, entre os desafios do mundo de hoje, o histórico, social, sobretudo o espiritual, e mostrou que, além da fome física, há outra fome que não pode ser saciada com alimento material, "uma fome mais profunda que apenas Deus pode satisfazer".

"A humanidade do terceiro milênio quer uma vida plena, autêntica, necessita de verdade, liberdade profunda, amor gratuito - concluiu o Pontífice. Também no deserto do mundo secularizado, a alma do homem tem sede de Deus, do Deus vivo".

Dom Zimowski destacou que, desde sua origem, a missão da Igreja foi de cuidar dos homens, física e espiritualmente, como ensinava Jesus, que enviou seus apóstolos pelo mundo para curar as doenças do corpo e da alma.

O prelado, finalmente, expressou sua proximidade das capelanias da Europa, especialmente as agrupadas na rede europeia, cujo coordenador, reverendo Stavros Kofinas, foi recebido por Dom Zimowski, que lhe entregou a Medalha de Bom Samaritano, prestigioso reconhecimento do Conselho Pontifício para os Agentes de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário