segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bento XVI pede orações por sua viagem ao Reino Unido


CASTEL GANDOLFO, domingo, 12 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI pediu hoje aos fiéis do mundo inteiro que o acompanhem com a oração durante a peregrinação apostólica que realizará de 16 a 19 de setembro ao Reino Unido, uma das mais esperadas deste pontificado.

Ao concluir sua intervenção por ocasião do Ângelus deste domingo, o Santo Padre comentou que o principal objetivo da sua viagem será a beatificação do cardeal John Henry Newman, grande teólogo, por quem Joseph Ratzinger sempre teve um interesse especial.

"Peço a todos que me acompanhem com a oração nesta viagem apostólica. A Nossa Senhora, cujo nome santíssimo se celebra hoje na Igreja, confiamos nosso caminho de conversão a Deus", disse.

Em uma análise realizada no editorial do último número do semanário Octava Dies, do Centro Televisivo Vaticano, o Pe. Federico Lombardi, SJ, porta-voz vaticano, recorda que, na próxima quinta-feira, o Papa voará a Edimburgo "para iniciar, acolhido oficialmente por Sua Majestade a Rainha Isabel, uma das viagens mais esperadas do seu pontificado".

"Na quarta-feira passada, o Papa manifestou sua gratidão pelo convite recebido, porque tem conhecimento do compromisso e da atenção com que não somente Sua Majestade e o governo, mas também o primaz anglicano - arcebispo da Cantuária - e naturalmente toda a Igreja Católica na Inglaterra, País de Gales e Escócia, preparam os numerosos encontros previstos."

"Também as expectativas e o interesse na sociedade britânica vão crescendo, muito além de algumas barulhentas, mas sempre isoladas manifestações de dissenso", continua esclarecendo o Pe. Lombardi.

"Confirma-se, de fato, a percepção de que a grande autoridade religiosa e moral do Papa poderá oferecer uma contribuição específica importante, serena, positiva e construtiva, de orientação para os grandes desafios do mundo de hoje", sublinha o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

"Certamente, o encontro do Papa com os mais altos representantes das instituições e da sociedade civil na histórica Westminster Hall representará um dos momentos culminantes da viagem", acrescenta.

Mas, segundo Lombardi, "será na beatificação do cardeal Newman que a mensagem desta visita alcançará pleno sentido. Este inglês, a quem o Papa definiu como 'verdadeiramente grande', rico de 'amável sabedoria' e 'exemplo de integridade e santidade de vida', que, com seus escritos e suas obras, é fonte de inspiração para a Igreja e para a sociedade em tantos lugares do mundo, encarna da maneira mais convincente o fruto fascinante da síntese profunda entre a fé cristã e o espírito britânico e sua permanente fecundidade para o mundo de hoje e de amanhã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário