quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bento XVI receberá presidente de Israel em Castel Gandolfo amanhã


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 1º de setembro de 2010 (ZENIT.org) - O presidente israelense Simon Peres será recebido pelo Papa Bento XVI em Castel Gandolfo amanhã, dia 2 de setembro, segundo confirmou o Vaticano.

Ambos já se haviam reunido após a eleição do Papa, durante as visitas do presidente Peres ao Vaticano, em 2006 e 2007, e durante a visita de Bento XVI a Israel, em 2009.

A visita de amanhã coincide com a data da retomada das negociações de paz entre Israel e Palestina em Washington, negociações "diretas" promovidas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O processo começou em Oslo, em 1993, e depois se congelou durante quase 2 anos. A Santa Sé incentivou a retomada do diálogo.

O Papa apelou à paz no Oriente Médio em várias ocasiões, como em sua visita à sinagoga de Roma, em 17 de janeiro deste ano, quando disse: "Invoco do Senhor o dom precioso da paz no mundo inteiro, em particular na Terra Santa".

Em Chipre, em Nicósia, no último mês de junho, o Papa lançou este novo apelo à paz: "Reitero meu apelo pessoal a favor de um esforço internacional, urgente e concertado, para resolver as tensões atuais no Oriente Médio, especialmente na Terra Santa, antes que estes conflitos conduzam a maiores tragédias".

Novamente, em Roma, no último dia 25 de junho, o Papa expressou este desejo: "Todos nós desejamos à Terra Santa, ao Iraque e ao Oriente Médio o dom de uma paz estável e de uma boa e sólida convivência. Estas nascem do respeito aos direitos da pessoa, das famílias, das comunidades e dos povos, e da superação de toda discriminação religiosa, cultural e social".

De 10 a 24 de outubro, os bispos e patriarcas católicos do Oriente Médio se reunirão em Roma para realizar um sínodo regional, do qual participarão, entre outros, representantes do patriarcado latino de Jerusalém, que reúne católicos palestinos e católicos israelenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário