sábado, 11 de setembro de 2010

Protestos pela viagem do Papa ao Reino Unido não preocupam Santa Sé


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 10 de setembro de 2010 (ZENIT.org) - Diante dos protestos dos últimos dias pela visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido, o Pe. Federico Lombardi, SJ, porta-voz da Santa Sé, garante que "não há nada, da nossa parte, que nos preocupe".

Assim expressou hoje, em um encontro com os jornalistas, na Sala de Imprensa da Santa Sé, durante o qual comentou o programa da viagem do Pontífice à Inglaterra, de 16 a 19 de setembro.

O porta-voz vaticano assegurou que estes protestos fazem parte "do clima normal de uma sociedade pluralista na qual há grande liberdade de expressão, como a britânica, onde os católicos são minoria".

Dos 51 milhões de habitantes da Inglaterra, 5 milhões são católicos. Destes, calcula-se que cerca de 1 milhão participa da Missa dominical.

O Pe. Lombardi também se referiu a um recente informe divulgado no jornal católico inglês The Tablet, que mostra que as hostilidades com relação ao Papa são minoritárias.

"O eco destes protestos parece ser superior à realidade do clima efetivo da população - afirmou. Algumas sondagens dizem, no entanto, que o interesse pela visita do Papa não é pequeno, enquanto as hostilidades são representadas por uma minoria", esclareceu.

Esta será a 17ª viagem de Bento XVI fora da Itália.

Reunião com chefes de Estado

O Pe. Lombardi confirmou que o Papa não fará parte do jantar oficial que o governo inglês oferecerá na próxima sexta-feira, na Lancaster House. O secretário de Estado, Tarcisio Bertone, estará presente, representando o Pontífice.

Diante do porquê da ausência de Bento XVI, o porta-voz vaticano respondeu que, por questões de protocolo, o Papa "não tem refeições com personalidades políticas" e esclareceu que ele é um líder religioso, não político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário